Os impactos ambientais e sociais da reciclagem são diversos e contribuem significativamente para a redução do consumo de matéria-prima, poluição do ar, água e do solo e ainda diminui a quantidade de lixo.
Além disso, a reciclagem também permite a reutilização de materiais e, consequentemente, reduz os impactos ambientais causados por aterros sanitários e lixões, por exemplo, que provocam grande quantidade de chorume e gases tóxicos.
A importância da reciclagem para a economia
A importância da reciclagem não é só para a preservação do meio ambiente, mas também para alavancar a economia, visto que economicamente a reciclagem motiva o aumento dos rendimentos de uma empresa, uma vez que elas usam desse processo para redução de custos no processo produtivo. Com a reciclagem, a organização consegue alcançar a sustentabilidade financeira de seu negócio que resumidamente consiste em saber utilizar os recursos disponíveis de forma racional, atendendo as necessidades presentes, porém seguindo a lógica de se importar com as necessidades futuras. A empresa que aplica a sustentabilidade financeira cria meios de gerir seus recursos econômicos evitando despesas desnecessárias. Uma empresa sustentável usa esses recursos de forma segura, aplicando em investimentos e planejamento. Para alcançar a sustentabilidade financeira na gestão de resíduos a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais.